sexta-feira, 3 de abril de 2009

Saudades de Kurt Cobain

Há 15 anos, no dia 5 de abril de 1994, Kurt Cobain, o vocalista do Nirvana loirinho com carinha de capa da revista Capricho foi encontrado morto em sua casa, em Seattle. Se Kurt realmente se suicidou ou se foi suicidado pela sua mulher, Courtney Love, como muitos insistem em afirmar - numa tentativa de fazer dela a Yoko Ono do Nirvana - ainda não é possível saber. Mas é fato que ela mandou demolir a garagem onde o corpo de Kurt foi encontrado e hoje vive dando festinhas na casa onde morou com o líder do Nirvana. Polêmicas à parte, o que se sabe é que depois da morte de Kurt, o movimento grunge ficou de luto e eu fiquei órfã.

Na época eu nem fazia idéia do que seria o grunge para os anos 90, pois ainda vivia a ressaca do punk dos anos 80. Só fui descobrir aquele rock sujo e visceral do trio de Seattle muito tempo depois, mas me lembro que quando ouvi "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez, um novo horizonte musical se abriu em minha vida, para sempre. Eu nunca mais fui a mesma.
E quando comprei o "Nevermind", saí da loja saltitando de tanta felicidade, adolescente que eu era. Eu não parava de ouvir "Come As You Are". Mas preciso confessar uma coisa: sempre odiei "Polly", pois morria de ciúme do Kurt. Pra vocês verem como o ciúme é uma coisa burra: eu não sabia que "polly" é um apelido comum para papagaios nos Estados Unidos, equivalente ao que chamamos de "loro" aqui no Brasil! Só depois de descobrir isso pude me reconciliar com a música.
Tempos depois, fiquei ainda mais feliz quando comprei o "Unplugged In New York", que considero o melhor ábum acústico lançado pela MTV. A faixa "Jesus Doesn't Want Me For a Sunbeam" é sensacional! Mas excelente mesmo foi a versão da música "The Man Who Sold The World", de David Bowie. Até hoje eu ainda ouço esse disco.

Bom, sem mais delongas, decidi prestar uma singela homenagem aos 15 anos da morte de Kurt, postando aqui algumas das versões feitas com a clássica capa do álbum "Nevermind", quase tão parodiada quanto a capa do "Sgt Pepper's".

A começar pela versão dos Simpsons, a mais famosa.


Essa do tubarão eu adoro!



Esse pessoal tem uma criatividade!



Teve até a versão do Lego!



Não sabe quem é o feioso da foto aí embaixo? Pois é ele mesmo, o próprio, Spencer Elden, o bebezão da capa, dezessete anos depois. Visões do inferno... rs



Primeira conclusão de Madame CoCo: algumas crianças não deveriam crescer nunca.



Segunda conclusão de Madame CoCo: alguns discos e líderes drogados de bandas de rock and roll são eternos.

2 comentários:

  1. muito bom essa homenagem to quase chorando na frente do pc

    ResponderExcluir
  2. Oi, Francisco. Rs. Esta é uma homenagem silenciosa, nem entendi como vc chegou até aqui, já que este blog anda às moscas. Rs. É que a dona dele anda cuidando de outra cria: www.margaridasdepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir