sexta-feira, 3 de abril de 2009

Eis que os adolescentes descobrem o folk e Dorival Caymmi...


Tudo começou com aquele documentário do Martin Scorcese sobre o Bob Dylan. Mas, apesar do frissom causado pelo filme, o cineasta talvez tenha percebido que um vento diferente já estava soprando na música americana. Algumas bandas estavam começando a fazer releituras do folk. Bem, pra isso chegar até aqui não demorou muito.

Na pele de nossa queridinha lindinha e chatinha Mallu Magalhães, o folk se descobriu tupiniquim. Mallu compõe bem ao estilo de Bob Dylan, Johnny Cash e até Elvis, suas principais influências, segundo ela mesma sempre diz. Entretanto, apesar da precocidade musical da garota, que se pode perceber pela sonoridade de suas canções e pela complexidade de algumas composições, as letras retratam ainda o universo de uma adolescente de 16 anos, que está descobrindo o mundo, a vida, a música e a arte. Isso fica claro quando se ouve "Tchubaruba", que gruda nos ouvidos feito um chiclete. Não há muito segredo na música de Mallu Magalhães. Apesar da qualidade técnica, sua fórmula se resume a copiar, copiar, copiar e copiar os ídolos. Se prestar bem atenção, dá até pra ouvir a menina forçando a voz pra cantar que nem Bob Dylan.

Mallu Magalhães é fã de outra banda brasileira que também deu nova roupagem ao folk, o Vanguart. Aliás, a moça até já namorou o vocalista, Hélio Flanders, de 23 anos. Vanguart é, talvez, a grande revelação da cena musical alternativa nacional. Com apenas um ano de estrada, os moleques de Cuiabá já conseguiram gravar um DVD pelo Multishow e suas composições e letras sim, são bem mais complexas. Apesar da clara influência do folk, dá pra perceber que os meninos não estão a passeio. Eles também criam, inventam, se reinventam, diferentemente da Mallu, que segue a mesma forma-fórmula folk sempre.


Mallu Magalhães e Vanguart têm em comum uma mesma origem. Ao contrário dos músicos de gerações passadas, que começaram tocando em garagens e barzinhos underground, estes novos músicos trilharam o caminho inverso. Trancados em seus quartos e com um computador com internet banda larga à disposição, essa garotada se lança primeiro na internet, através do site de compartilhamento de músicas Myspace, pra depois se aventurar a cair na estrada. É a chamada Geração Myspace. Uma geração de adolescentes que já nasceu baixando músicas, que anda com seu MP3 player pra baixo e pra cima, que não precisa do aval das grandes gravadoras para gravar um disco e que tem muita facilidade para cantar e compor em inglês. O músico Renato Russo, que, no DVD acústico da Legião Urbana faz uma crítica severa às bandas nacionais que cantam em inglês, com exceção do Sepultura, deve estar se revirando na tumba agora, vendo essa explosão de bandas brasileiras cantando na língua de Tio Sam. Bem, Vanguart além de compor em inglês e português, também compõe em espanhol, mostrando que pra eles, a música não tem mesmo fronteiras. Aliás, essa banda parece que já nasceu sem saber o que são fronteiras, visto que já estão em turnê pela Europa.

O frontman do Vanguart, Hélio Flanders, é uma mistura de Bob Dylan com Marcelo Camelo adolescente. Com uma cabeleira bem ao estilo indie, ele me lembra vários integrantes de bandas alternativas que eu conheci na cena musical underground de Bauru. E, por mais estranho que possa parecer, o rapaz de apenas 23 anos já está sendo idolatrado como um guru da nova música brasileira. Dessa banda cuiabana, vale a pena ouvir "Los Chicos de Ayer" (South America), "Semáforo" e, pra espanto de muitos, a regravação que eles fizeram de "O mar", do mestre Dorival Caymmi, para o DVD "Multishow Registro". Os garotos conseguiram colocar uma batida bem rock and roll na música, o que a deixou menos maçante se comparada à sua versão original, na voz arrastada e baiana de Caymmi. Ao que tudo indica, Vanguart veio pra abrir um novo caminho na música brasileira, quem sabe fazê-la dar uma respirada. Sejam bem-vindos então!

Em tempo: pra quem nunca ouviu falar de Vanguart, entre no myspace dos meninos: http://www.myspace.com/vanguart

E pra conferir a inspiração destes moleques, segue a letra de "Semáforo", um de seus sucessos:

Semáforo
Vanguart
Composição: Helio Flanders


Hoje é terça-feira
O céu borrou a cor
Ó minha mão do céu
Ó meu pé do chão
Ó minha mão do céu
Ó meu pé do chão
Eu não ouço você
Eu não ouço você (mais alto)
Eu não creio em você
Só acredito no semáforo
Só acredito no avião
Eu acredito no relógio
Só acredito
Só acredito
Hoje é terça-feira
E o céu se põe debaixo do tapete
Um tesouro
Eu não acredito, eu não acredito, eu não acredito, eu não acredito não
Só acredito no semáforo
Só acredito no avião
Eu acredito no relógio
Acredito no coração
Não, não, não
Hoje é terça-feira
Hoje é terça-feira
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Todos seus amigos
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Voam...voam...voam
Com olhos de anis
Com asas de fogo
E meus olhos cheios
De mágoa então.
Hoje é terça-feira
Hoje é terça-feira
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Todos seus amigos
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Todos meus amigos
Querem....morrer...
Querem morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário